O Evento


XIV REGATA DE CANOAS DE ICARAÍ  
Nos dias 20 e 21 de novembro de 2010 a praia de Icaraí será palco mais uma vez de um dos maiores eventos náuticos do Estado, a XIV Regata de Canoas de Icarai.
Com organização impecável, a coordenação da Regata contratou, para este ano, como atrações as bandas Limão com Mel, Forró Real, Taty Girl, Toca do Vale e Zabumbada.
Uma enorme equipe presidida pelo prefeito Edivaldo Assis de Jesus, sob a Coordenação de José Weberson Rodrigues e Raquel Bezerra, se mobiliza o ano inteiro para promover uma regata cada vez maior e mais bonita que a anterior.  A Regata de Canoas de Icaraí transformou-se em festa tradicional da litoral cearense e referência em revistas especializadas, tornando-se matéria de consulta do Google na internet, atraindo freqüentadores locais, regionais, nacionais e internacionais.         
A Coordenação da festa constata que a cada ano os cerca de 220 leitos das pousadas e hotéis da cidade se esgotam mais cedo, prova de que o evento, de fato, é requisitadíssimo. Alternativamente, muitas casas de veraneio e de moradores são disponibilizadas para locação no período da regata, atendendo os visitantes que não conseguiram fazer suas reservas na rede especializada.
A estrutura física do evento é cuidadosamente discutida e preparada para atender os trinta mil visitantes esperados para os dias da regata: sistema de trânsito, vigilância e segurança, saúde, informação, etc. para que não haja surpresas desagradáveis.
Num grande palco as cinco bandas contratadas oferecem um show de luz e magia aos presentes que se acomodam nos camarotes e na areia branca da praia.
No domingo, o ápice da festa: a competição dos pescadores, que são inscritos em duas categorias de canoas (médias e grandes) para a disputa de regularidade e velocidade do percurso mar a dentro, premiando os cinco melhores velejadores da região.
Após a competição dos pescadores, acontece o desfile da Garota Regata, um concurso entre 15 lindas moças amontadenses que concorrem ao titulo de Garota Regata 2010.
SAIBA MAIS
Icaraí de Amontada fica a 165 quilômetros de Fortaleza
Como chegar:
De carro - Acesso pela CE 085 (Rodovia Estruturante)
De ônibus - A empresa Horizonte (3256.6967) liga Fortaleza à praia de Icaraí de Amontada, diariamente, com saída às nove horas.
Informações: Prefeitura Municipal de Amontada - (88) 3636.1134
Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente - (88) 3636.1457
EDIÇÃO 2009
Praia de Amontada vive a expectativa de mais uma edição do tradicional evento, que movimenta o lugar e atrai turistas
A bela praia de Icaraí, no município de Amontada - a 165 quilômetros de Fortaleza - prepara-se para receber milhares de visitantes em um dos mais importantes eventos náuticos do Ceará, a XIII Regata de Canoas de Icaraí. A tradicional competição será realizada nos dias 21 e 22 deste mês e já estão confirmadas como atrações musicais a Banda Magnificos, Forró Real, Felipão e Banda, Forró Lenhada e Cobra Criada.
A regata contará, em sua programação, com um desfile para escolha da Garota Regata edição 2009, que premiará as três primeiras colocadas. Mas, o ponto alto da festa na praia de Icaraí de Amontada é mesmo o espetáculo das embarcações singrando à beira-mar. A Regata de Canoas se dará em duas modalidades e está aberta a pescadores de toda a região. Cerca de 300 "homens do mar" deverão competir. A movimentação em torno da 13ª Regata de Canoa de Icaraí de Amontada terá início às 18 horas do sábado, 21, com a celebração de uma missa em ação de graças. Depois, às 21 horas, haverá show na praia com a participação de Felipão, Banda Magníficos e Banda Cobra Criada.
No dia seguinte, domingo, 22, acontecerá a largada das embarcações inscritas, às 10 horas (pequenas canoas) e às 11 da manhã (grandes canoas). Por volta das 13 horas do mesmo dia, ocorrerá a escolha da Garota da Regata - Edição 2009. O concurso terá a participação de 15 candidatas. Posteriormente, haverá a entrega das premiações aos vencedores das duas modalidades de prova no mar e a apresentação das bandas Forró Lenhada e Forró Real.
Icaraizinho, como também é conhecida a praia de Icaraí, fica a 54 quilômetros do centro urbano de Amontada e se transforma com a realização da regata, uma grande festa de congraçamento entre pescadores da região e a comunidade em geral. Se não bastasse, constitui-se numa das mais importantes competições do litoral cearense, atraindo público de todo o Ceará e de outros Estados.
A regata é promovida pela Prefeitura Municipal de Amontada e vai reunir uma estrutura com diversas secretarias municipais, como Cultura, Turismo e Meio Ambiente; Administração e Finanças, Saúde, Educação e Desporto, Assistência Social e Infra-Estrutura e Serviços Urbanos. Reforçam a estrutura o Conselho Tutelar, seguranças particulares e policiais militares.
Função social
A competição nos verdes mares de Icaraí de Amontada tem relevante função social, vez que as velas, patrocinadas em sua maioria por comerciantes e empresários da região, são doadas aos pescadores participantes, assegurando sua sobrevivência e a de suas famílias.
Uma das embarcações inscritas prestará uma homenagem ao caderno Turismo do Diário do Nordeste. Em sua vela estará estampada a nova logomarca do suplemento.
Realizada nas categorias pequena e grande canoa, a 13ª Regata de Canoas de Icaraí de Amontada vai premiar as seis primeiras embarcações. Troféus e prêmios em dinheiro serão distribuídos entre os vencedores.  Segundo os organizadores, o objetivo maior é manter viva e intensa a tradição de realizar uma das melhores regatas do litoral Oeste do Estado e valorizar os pescadores, além de desenvolver o turismo, um dos principais impulsionadores da economia local.